A gestão de pessoas no setor público

 Por Ricardo Nicéas*

O processo de evolução das instituições públicas é permanente e exige adequações constantes. Assim, a “máquina” estatal passou por intempéries que exigiram mudanças conceituais, estruturais e culturais para que seu papel fosse, adequadamente, apropriado à crescente demanda de suas atividades.

No serviço público, entre outras variáveis, a mudança frequente das lideranças, pode afetar, consideravelmente, o desempenho dos servidores. Nesse processo, as pessoas são consideradas agentes de mudança, exigindo uma gestão que leve em conta a existência, na instituição, de um acervo intelectual constituído pelas experiências acumuladas ao longo dos anos pelos servidores.

 

Nós, gestores de pessoas, também temos que rever nossos referenciais teóricos, readaptarmos, repensar nossa postura, além de realizar uma constante autocrítica. Precisamos, ainda, aprender a ouvir e ter vontade de mudar para que possamos fazer uma gestão pública mais direcionada a eficácia e eficiência, ao acompanhamento de indicadores, a orientação para resultados, a transparência, a responsabilização e a preservação da correta gestão do bem público.

 

Nas instituições públicas, o papel da gestão de pessoas, deve ser o de facilitar o desenvolvimento das competências individuais, objetivando o atingimento das metas estabelecidas, sempre de acordo com o objetivo maior, que é o interesse público.

O desenvolvimento dos líderes e servidores públicos deve possibilitar o pleno potencial de realização e crescimento de que são capazes no desempenho de suas atividades profissionais. Dentro desse contexto e considerando que qualquer processo de transformação institucional depende, fundamentalmente, da estratégia de mobilização das pessoas e do investimento no capital humano, a ABRH-PE realiza o 7º Fórum de Gestão de Pessoas no Setor Público, dia 12 de abril, no Hotel Manibu, no Recife, com o tema central Gestão e Resultados através das Pessoas.

 

*Ricardo Nicéas é vice-presidente da ABRH-PE.

 

 

 

Na rede

Facebook  Twitter  You Tube instagramlinkedin logo50x50

 

Enquete

O que sua empresa tem feito para melhorar a produtividade das equipes?
 

Associe-se

seccionais_mapa

Ao fazer parte da mais importante comunidade de Recursos Humanos do país, você amplia sua rede de contatos e tem acesso às principais tendências e práticas em gestão de pessoas. Consulte a ABRH mais próxima para conhecer os benefícios disponibilizados aos associados



Patrocinadores de Gestão
do 40º CONARH

 

brasesco bs fundo branco v cmyk


 cni